DEFE - Departamento Feminino da OMEBE

DEFE - Departamento Feminino da OMEBE
O DEFE - Departamento Feminino tem como objetivo auxiliar as atividades da OMEBE junto as esposas de pastores e quaisquer outros membros do sexo feminino filiados.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

MULHERES NO MINISTÉRIO

Na atualidade, muitos com base em argumentos não bíblicos, tais como diferença de cultura e "novos tempos e mentalidades", pretendem dar à mulher, na obra do Evangelho, um ministério que, segundo a vontade de Deus, de forma clara explanada na Bíblia, a mesma não tem. O Senhor é Deus de ordem e não de confusão, e a sua Palavra não está dependente de épocas ou estações, culturas ou sistemas políticos criados pelo homem. Na sua vontade, é a teocracia o único regime que deve ser seguido, a saber, o constante da Sua Palavra, a Bíblia Sagrada.

Neste pequeno estudo, procuramos qual o ministério da mulher na obra do Evangelho, segundo o Novo Testamento e não segundo as tradições dos homens. Por isso, o mesmo é baseado em exclusivos versículos bíblicos transcritos da forma como se segue.

1 - As mulheres  serviam Jesus e os seus discípulos no seu ministério:
"....Andava de cidade em cidade, pregando e anunciando... e os doze iam com Ele, e algumas mulheres, que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades; Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demónios, e Joana, mulher de Cusa, procurador de Herodes e Suzana, e muitas outras que o serviam com as suas fazendas." Luc. 8:1-3.

2- Exerciam o  ministério da hospitalidade:
"E uma certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura e que servia a Deus, nos ouvia, o Senhor lhe abriu o coração para estar atenta ao que Paulo dizia. E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou dizendo: - se haveis julgado que eu sela fiel ao Senhor, entrai em minha casa e ficai ali. E nos constrangeu a isso" Actos 16:14-15.

3- Deviam educar os filhos na Palavra:
" Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste assegurado, sabendo de quem o tens aprendido e que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus" II Tim. 3:14-15, e 1:4-5.
"E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.  Ef. 6:4.


4 - Cooperavam na expansão do evangelho:

4.1.- No Ministério da Palavra: " ... e, quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus", At. 18: 26. " .. e tinha este quatro filhas donzelas que profetizavam," At. 21:9. Notemos igualmente que o ministério da Palavra não pode significar que tenha domínio somente sobre o homem, nesse momento (1Cor. 11) e que o dom da profecia já terminou.

4.2 - Servindo ao Senhor em geral: 
A Igreja de Roma tinha um bom grupo de cooperadoras, 8 das quais Paulo saúda, no cap. 16: Priscila, cooperadora em Cristo" (v 16) "Maria que trabalhou muito por nós", (v.6) "Trifena e Trifosa, que trabalham muito no Senhor", (v.12); "Pérside, trabalhou muito", (v12); Júlia, a irmã de Nereu e Olímpia" (v.15). As Irmãs de Éfeso "faziam profissão de servir a Deus", 1 Tim. 2:10. As de Filipos eram zelosas cooperadoras de Paulo: "Rogo a Evodia e a Síntique que sintam o mesmo no Senhor. E peço-te... que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no Evangelho...com outros cooperadores...", Fil. 4:2-3.

5 - Serviam também como diaconizas:
"Recomendo-vos pois, ....... que serve na Igreja que está em Cencreia" Rom. 16:1. (Junto a Corinto).
"Da mesma sorte as mulheres sejam... fiéis em tudo" (ou "de modo semelhante", como os Diáconos do vers. 10), 1 Tim. 3:10-11.
"As mulheres idosas... para que ensinem as mulheres novas..." Tito 2:3-4 "Mulheres idosas" aqui e 1 Tim. 5:2 é o termo "presbuterai", equivalente, talvez, a diaconizas.

Havia uma classe de viúvas dedicada ao Senhor, cujas condições de admissão, Paulo explica:
- mulher de um só marido,
- tendo testemunho de boas obras,
- se criou os filhos,
- se exercitou hospitalidade,
- se lavou os pés aos santos,
- se socorreu os aflitos
- se praticou toda a boa obra," 1 Tim. 5:9-10.

6 - Ministravam servindo em toda a boa obra:

".... Dorcas estava cheia de boas obras e esmolas que fazia," At. 9 : 36.
" Que, do mesmo modo, as mulheres se ataviem... com boas obras, " 1 Tim. 2: 9-10.
"Tendo testemunho de boas obras...", 1 Tim. 5:10.

7-Serviam no ministério da instrução das mulheres mais novas:
Irmãs experientes têm a responsabilidade de ser "Mães na Fé", "Mães em Israel",para instruir as mais novas. Mulheres novas, vindas do paganismo em Éfeso e Creta e outros lugares, precisavam da melhor instrução religiosa para uma vida cristã digna. Esta necessidade é a mesma hoje! E o campo de ensino compreende todos os aspectos da vida.

7.1. Condições exigentes são necessárias para esta obra, (Tito 2 : 3):
"Sérias em todo o viver, como santas;
Não caluniadoras;
Não dadas a vinho
Mestras no bem

7.2. Deveres sociais: "Ensinem .... a ser prudentes"

7.3. Ensinar os deveres conjugais (v.5)
"A amarem seus maridos"
"A serem castas"
"Sujeitas a seus maridos"

7.4. Deveres Diários e Domésticos (v.5b) - "A serem boas donas de casa"

7.5. Ensinar e Educar os Filhos (4b) - "A amarem seus filhos"

8. Serviam ganhando os maridos e filhos para Cristo: (1 Ped. 3:1-1).

8.1. .... Se alguns não obedecem à Palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra"
8.2. Isto compreende:
a) - "Sede sujeitas aos vossos próprios maridos";
b) - " Considerando a vossa vida casta";
c) - " . . . Em temor" de Deus e sua justiça;
d)- Não ser espaventosa: "O enfeite delas não seja o exterior...";
e) - O enfeite seja " O homem encoberto no coração" - O novo homem, Cristo, unido connosco;
f) - Isto expressa-se num " incorruptível trajo" - " Um espírito manso e quieto, precioso a Deus";
g)- E tem o apoio das santas mulheres de Deus do Antigo Testamento, como Sara, "da qual sois filhas, fazendo o bem e não temendo nenhum espanto".

8.3. O contato do membro de família crente, com o descrente, santifica este, externamente, à semelhança dos vasos santificados do Templo; 1 Cor. 7:12-14. Eis um alto trabalho!

9 - Serviam no Ministério da Oração:
1 - Ajudaram a tornar o Pentecostes um fato: " Todos estes perseveravam em oração... com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus. ..", At. 1:14;
2- Maria, mãe de Marcos, reuniu os crentes para orarem pela liberdade de Pedro, At. 12:12.

Este é o grande ministério das irmãs cristãs, bem diferente do negativismo e do femininismo criado por tradições e interpretações parciais, por vezes vigente. Deus nos ajude a cumpri-lo!

(irmãos.net)
DEFE - Departamento Feminino da OMEBE
E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé!
contato: departamentofemininodaomebe@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário