DEFE - Departamento Feminino da OMEBE

DEFE - Departamento Feminino da OMEBE
O DEFE - Departamento Feminino tem como objetivo auxiliar as atividades da OMEBE junto as esposas de pastores e quaisquer outros membros do sexo feminino filiados.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

ESTER, UMA MULHER CORAJOSA

Somos bombardeadas com as imagens de mulheres da mídia, principalmente das novelas. São exemplos de comportamento de muitas do presente século e estímulos para que vivamos de acordo com os valores apresentados. Será, porém, que devemos seguí-los? Não temos nós a capacidade de discernir entre o que é mais ou menos adequado? O que nossos pais e avós ensinaram?

Há, também, movimentos que dizem que deve-se quebrar padrões para que a mulher seja mais “livre”, que deve fazer o que ela quiser (não sendo levado em conta se isso prejudicará um terceiro e até a si e sua família); mas você já pensou de quais padrões precisa se livrar? E dos princípios que devem ser preservados?

Fala-se muito em mudanças e conquistas, o que não é, em si, algo ruim. Esquece-se, entretanto, de se realizar uma reflexão a respeito, primeiramente, do objeto a ser transformado, da necessidade dessa mudança e o que é preciso para ela acontecer.

Há modismos que surgem e muitas mulheres estão aderindo porque eles vêm com a capa de liberdade, mas, na verdade, apenas aprisionam as pessoas a uma visão deturpada.

Os princípios e valores que preservam a verdadeira feminilidade são apontados como causadores de uma suposta condição inferior da mulher na sociedade. Clama-se, então, por respeito escrachando a imagem e sexualidade do sexo feminino e quem não adere a esse clamor é considerada medrosa, fraca e ultrapassada.

Existem, porém, muitas damas que não se renderam aos modismos vitimistas. Continuam firmes em sua posição e agindo no que é realmente necessário, sem precisar de uma disputa entre os sexos.

A Bíblia Sagrada apresenta exemplos de mulheres valorosas. Ester é uma clara apresentação de alguém que nasceu entre os judeus no cativeiro e mesmo depois de sua posição (se tornou rainha), percebendo que havia uma conspiração contra seu povo, orou a Deus, jejuou e arriscou sua vida, então, livrou-o da conjuração!

Sua história mostra como uma mulher pode ser útil (de verdade) e corajosa sem precisar usurpar a postura masculina nem “exigir” respeito sem tê-lo.

Recomendo a leitura do livro de Ester (que se encontra nas próprias Escrituras) para quem não conhece a narrativa completa e, também, para quem já conhece fazer uma nova leitura lembrando-se do atual cenário feminino no Brasil.

(Karla Batista)
DEFE - Departamento Feminino da OMEBE
E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé!
contato: departamentofemininodaomebe@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário